A Associação Brasileira de Municípios (ABM), entidade municipalista mais antiga do Brasil e da América Latina, trabalha desde 1946 por mais capacidade de gestão e melhores condições para que municípios possam proporcionar políticas públicas adequadas à população brasileira.

O Encontro Nacional de Municípios teve sua primeira edição em 2014. O evento reuniu mais de 1500 participantes e 350 prefeitos em Brasília, com o objetivo de orientá-los em seus mandatos e facilitar o diálogo com o Governo Federal. O sucesso do primeiro evento levou a ABM a torná-lo periódico, em formato bianual.

O Encontro Nacional reúne gestores, gestoras, servidores e servidoras dos municípios brasileiros de todas as regiões para debater, junto ao Governo Federal e outros parceiros estratégicos, questões de grande relevância para a realidade municipal, as interfaces federativas, os desafios, oportunidades e soluções compartilhadas.

Um novo momento se anuncia para os municípios brasileiros, em termos de diálogo intermunicipal e com o Governo Federal – em que se destaca a criação do “Conselho da Federação”, conforme a proposta apresentada pela ABM à equipe de transição e a criação de projetos e programas federais. Para o desenvolvimento do país, a participação dos municípios é fundamental. Fortalecer o diálogo federativo, a capacidade de gestão dos municípios e a oferta de projetos e programas por parte do governo federal são agendas urgentes.

Na perspectiva de fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os municípios e destes com o Governo Federal, a ABM realizará, em novembro de 2023, o IV Encontro Nacional de Municípios.

A expectativa de participação ativa do Governo Federal, municípios brasileiros e instituições ligadas à implementação de projetos eleva o potencial do evento, que será sediado em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.